A metodologia ágil é combinação de valores e princípios. Ela se desenvolveu em um esforço de sanar fraquezas dos métodos convencionais de engenharia de software. A insatisfação com abordagens pesadas em projetos pequenos e médios motivou um numero de programadores a iniciar a metodologia.
No mercado moderno atual é quase impossível prever como um sistema computacional irá evoluir. As condições mudam rapidamente, as necessidades de usuários se alteram e novas ameaças competitivas emergem sem aviso. Dessa forma, os métodos ágeis contam com uma abordagem iterativa para especificação, desenvolvimento e entrega de software. A metologia procura uma aproximação maior com o cliente, onde é feito pequenas entregas do sistema para que o cliente possa o quanto antes ter posse do seu sistema. Uma estrategia atrelada a um feedback que propicia um alinhamento maior entre o que o cliente pediu e o que foi entregue.
As metodologias ágeis possuem princípios que seguem a maioria de suas especificações, Sommerville (2007) descreve alguns.
- Envolvimento do Cliente
Os clientes devem estar envolvidos com o desenvolvimento do sistema. Provendo informações para construção dos requisitos e dando feedback sobre o que já foi criado.
- Entrega Incremental
O software é desenvolvido em incrementos e o cliente especifica os requisitos a serem incluídos.
- Pessoas, não processos
As habilidades da equipe devem ser exploradas.
- Aceite Mudanças
Aceitar as mudanças de requisitos que irão ocorrer.
- Simplicidade
Trabalhe ativamente para eliminar a complexidade do sistema.
Referências:
PRESSMAN, R.S. Engenharia de Software. 7ª Edição.
Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2011
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário