O processo de software é um conjunto de atividade que leva a produção de um produto de software. Não existe um processo ideal de desenvolvimento, mas sim várias abordagens diferentes que atendem necessidades especificas. Suas atividades principais se mantêm semelhantes:
- Especificação de Software.
A especificação de software é a fase do processo na qual é identificado os requisitos do sistema. Esta atividade é realizada juntamente com os stakeholders do sistema, problemas nessa fazem possuem um custo elevado de manutenção pois afetam todas as fases seguintes do processo.
- Projeto e Implementação.
Processo no qual é desenvolvido a aplicação propriamente dita. O projeto de software é uma descrição dos componentes do sistema, sendo eles: interface, algoritmo e arquitetura.
- Validação de Software.
A validação destina-se a verificar se o sistema estar em conformidade com o que foi prometido. A verificação ocorre em todo processo de software, desde a definição de requisitos até o desenvolvimento do sistema. Os testes são feitos em três etapas, sendo elas:
- Teste de Componente – Os componentes são testados individualmente, eles podem ser entidades simples como classes ou grupos de entidades.
- Teste de Sistema – Os componentes são testados quando integrados. É feito uma varredura para detectar erros de interação não prevista ou erros de interface.
- Teste de Aceitação – O sistema é testado com os dados fornecidos pelo cliente. O teste exercita o sistema de maneira diferente e pode expor erros não identificados anteriormente.
- Evolução de Software.
A evolução de software trata do potencial de escalabilidade do sistema. Em um processo no qual o desenvolvimento e a manutenção se tornam cada vez mais irrelevante.
Processo de software deve ser aprimorado e padronizado conforme a cultura da empresa, não existe um processo ideal. A padronização e aprimoramento desses processos produzem uma serie de melhorias para a empresa, entre elas, o aprimoramento da comunicação e a redução do tempo de treinamento. Além disso o processo é um passo inicial para introdução de novos métodos de engenharia de software.
Referência:
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário