Os modelos de software são descrições do processo de software, no qual possuem uma estrutura genérica. Embora não sejam respostas definitivas de processo são uteis para exemplificar abstrações diferentes no desenvolvimento de software. Sommerville (2007), discuti quatro destes modelos:
Modelo em cascata
Consiste do princípio que as etapas avançam conforme sua aprovação. Portanto, a fase seguinte não deve ser iniciado antes que atual esteja terminada.
Fig. 1: Esquema de processo em cascata
Modelo Evolucionário
O desenvolvimento evolucionário baseia-se na proposta de mudança constante do projeto, expondo o resultado ao cliente e refinando as versões até que seja desenvolvido um sistema adequado.
Fig. 2: Esquema de Processo Evolucionário
Desenvolvimento Formal de Sistema
Nessa modelo é utilizado uma especificação formal matemática, onde a verificação dos componentes seguem uma argumentação matemática para demonstrar que os componentes atendem sua especificação.
![]() |
Fig. 3: Desenvolvimento Formal |
Desenvolvimento Orientado a Reuso
Nessa abordagem os componentes possuem uma característica de reutilização. O processo de software se concentra na integração desses componentes, ao contrario de desenvolver um sistema do zero.
Referências:
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.
Figuras 1,2 e 3:
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário