domingo, 30 de outubro de 2016

Information Technology Infrastructure Library (ITIL)

É uma biblioteca de gerenciamento de TI criada pelo governo britânico. Na sua criação foi levado em consideração a experiência de organizações públicas e privadas, atualmente está disponibilizado na versão 3.0.


O ITIL é dividido em torno de ciclo de vida do serviço e possui cinco volumes:

  • Estratégia do Serviço: Definição dos requisitos e necessidades do negócio
  • Projeto de Serviço: Definição da solução a ser adotada
  • Transição de Serviço: Relacionado ao gerenciamento de mudanças
  • Operação do Serviço: Assegura que os serviços estão sendo atendidos baseado nos SLAs
  • Melhoria Contínua do Serviço: Manter a constante melhoria dos serviços baseando-se no ciclo PDCA.


Dentre os principais benefícios do uso do modelo ITIL V3 podemos mencionar:

  • Alinhamento de TI, seus serviços e riscos com as necessidades do negócio
  • Níveis de Serviço (SLA) negociáveis
  • Processos consistentes e previsíveis
  • Eficiência na entrega de serviço
  • Serviços e Processos mensuráveis e passíveis de melhorias
  • Otimização da experiência do cliente
  • Uma linguagem comum

Catálogo


O Catálogo de Serviço traz uma visão clara de quais serviços a TI oferece e como a TI agrega valor para os recursos financeiros alocados. Ele oferece um método para requisitar ou pedir os serviços publicados. O Catálogo de Serviço viabiliza a boa governança em que os principais termos, condições e controles definidos nele estejam integrados aos processos de prestação de serviço da organização. Ele permite que a organização melhore o planejamento, a entrega e o suporte aos serviços, enquanto avalia de forma correta os custos e preços do serviço.

O “Catálogo de Serviços”, como definido na diretriz Service Delivery da ITIL, é uma lista de serviços que uma organização oferece, em geral, para os funcionários e clientes. Normalmente, cada serviço dentro do catálogo inclui:

  • Uma descrição do serviço;
  • Cronogramas ou acordo de nível de serviço para a finalização do serviço;
  • Quem tem direito de solicitar/ver o serviço;
  • Custos (se houver);
  • Como realizar o serviço.

Referências:

O QUE É ITIL Disponível em:<http://www.mundoitil.com.br/> Acessado em 30 de Outubro de 2016.
Catálogo de Serviço Disponível em:<http://www.apmg-international.com/br/qualificação/catálogo-serviço/catálogo-serviço.aspx/> Acessado em 30 de Outubro de 2016.

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