quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Metodologia Ágil - Scrum

Scrum é um método de desenvolvimento ágil, foi desenvolvido por Jeff Sutherland na década de 90. No Scrum os projetos são divididos em ciclos chamados sprints. Seus princípios são consistentes ao manifesto ágil e são usados para orientar o processo de desenvolvimento. A construção  do software é dividido em quatro fases: Requisitos, Analise, Projeto, Evolução e Entrega.

O trabalho realizado no Scrum é altamente moldável e as atividades dentro de um sprint se modificam em tempo real, tentando se adaptar ao problema. Ele adota padrões que auxiliam esse ambiente dinâmico de mudança, no qual, é comum prazos curtos e requisitos mutáveis.

  • Backlog
Uma lista com prioridades dos requisitos do projeto. A lista pode ser modificada a qualquer momento. É gerenciada pelo gerente de produto, que atualiza os itens de acordo com sua importância.
  • Sprints
Unidade de trabalho selecionada para cumprir as tarefas registradas no backlog, são ajustadas em um prazo tipo de trinta dias.
  • Alterações
As alterações fazem parte do modelo Scrum, a filosofia de mudança estar atrelada as atividades do mesmo. Entretanto, as alterações são freadas quando estar sendo realizado um trabalho de urgência.
  • Reuniões
São realizadas diariamente, e costumam ter uma duração máxima de quinze minutos. Na reunião é realizada perguntas a cerca do projeto, sobre as dificuldades e o progresso do mesmo. A reunião é conduzida pelo líder da equipe.

Além dos princípios e padrões mencionados, o Scrum divide bem suas equipes de desenvolvimento. Cada uma delas é dividida em três papeis:
  1. Product Owner = Será o responsável por decidir o que será construído e a ordem na qual essas tarefas será feita.
  2. ScrumMaster = É o responsável por disseminar os valores do Scrum na equipe, aplicando a filosofia do método na equipe.
  3. Time Scrum = É o time de desenvolvimento responsável pela construção do sistema. Além dos tradicionais programadores, a equipe conta com profissionais de diversas áreas, como designers, testadores, administradores de banco, etc.
Processo Scrum
Fig.1: Fluxo de desenvolvimento Scrum.

Referências:

Scrum: A Metodologia Ágil Explicada de forma Definitiva Disponível em:<http://www.mindmaster.com.br/scrum/> Acessado em 02 de Novembro de 2016.

PRESSMAN, R.S. Engenharia de Software. 7ª Edição. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário